A CENTRAL DOS LEITÕES

ESPECIALISTAS EM LEITÃO À BAIRRADA

O nosso restaurante está implementado no mercado da restauração há mais de quinze anos, sendo uma referência inevitável na confeção tradicional do Leitão assado à Bairrada.

Situado na Margem Sul, mais propriamente localizada na Charneca da Caparica, oferece uma excelente alternativa para quem pretende sem ter de se deslocar até a Mealhada para degustar um Leitão à Bairrada de qualidade.

O nosso Leitão assado à Bairrada é confecionado com base em técnicas tradicionais e assado no próprio local em fornos especializados para o efeito. Convidamo-lo, com muito prazer, a saborear a nossa especialidade.

SEJA BEM-VINDO

UM ESPAÇO AGRADÁVEL E ACOLHEDOR

Para poder degustar as nossas especialidades gastronómicas, dispomos de um espaço amplo e acolhedor,  implementado numa zona central mas calma, com múltiplos acessos que facilitam a sua chegada até ao nosso estabelecimento, sendo um “saltinho” para quem esteja em Lisboa ou em qualquer ponto da Margem Sul.

Recentemente, o nosso Restaurante recebeu um face-lift para reforçar a agradabilidade e conforto dos nossos clientes.

Possuímos um parque privativo com cerca de 1000m2, que permite um estacionamento rápido e cómodo para o deixar livre de preocupações.

  • Parque Privativo com 1.000 m2
  • Zona central com diversos acessos
  • Espaço amplo e agradável

O LEITÃO À BAIRRADA

A ORIGEM DO LEITÃO

Apesar de se saber que os romanos já apreciavam leitão, não são muitos os livros de gastronomia que o referem assado. Facto é que desde o século XVII, a criação de suínos se tornou excedentária em terras da Bairrada e esse facto constituiu um grande impulso que levou à sua comercialização.

O documento mais antigo que se refere a esta iguaria é uma receita conventual de 1743, provavelmente do Mosteiro do Lorvão ou do Mosteiro da Vacariça, compilada num caderno de refeitório de 1900 por António de Macedo Mengo, na qual é descrita uma receita que quase coincide com a receita atual.

Devido a esta falta de documentação mais exata, todos os concelhos da região da Bairrada reivindicam a sua origem, desde o concelho da Mealhada, a Sul, até ao de Águeda, a Norte, não sendo consensual e gerando várias disputas.

Contacte-nos!

Para mais informações, estamos aqui para o ajudar.